É indiscutível que temos presenciado um aumento significativo do interesse e preocupação das empresas e profissionais em ESG (questões ambientais, sociais e de governança).
Essa mudança de paradigma reflete a necessidade de alinhar os negócios com práticas sustentáveis e responsáveis, mostrando que a sustentabilidade não se prende mais ao discurso e sim a ações efetivas que promovem mudanças.
Nesse contexto, as formações profissionais em ESG desempenham um papel fundamental ao capacitar os profissionais para lidar com essas questões complexas e emergentes.
Os profissionais em ESG
As formações profissionais oferecem aos indivíduos a oportunidade de adquirir conhecimentos sólidos sobre os aspectos ambientais, sociais e de governança, assim como as interações entre eles.
Compreender a importância de cada um desses pilares e sua relação com a sustentabilidade dos negócios é fundamental para a tomada de decisões estratégicas.
As formações em ESG permitem que os profissionais desenvolvam habilidades específicas para implementar práticas sustentáveis nas organizações.
Isso inclui a identificação e avaliação de riscos e oportunidades relacionados ao tema, a definição de metas e indicadores de desempenho, a elaboração de políticas e práticas internas, bem como a implementação de estratégias de comunicação eficazes para engajar os stakeholders.
Eficiência na coleta e análise de dados relacionados ao ESG
Apesar do aumento do número de profissionais qualificados, a utilização de ferramentas tecnológicas de gestão se mostra essencial para garantir uma abordagem eficaz e eficiente em relação às práticas sustentáveis.
Com a quantidade crescente de dados disponíveis e a necessidade de análise e monitoramento contínuos, as empresas têm buscado soluções digitais para auxiliar nesse processo.
Um exemplo disso é a Plataforma ESG da Ororo que possibilita uma coleta e análise mais eficientes dos dados relacionados a sustentabilidade.
Com recursos como inteligência artificial e automação, possibilitamos processar grandes volumes de informações de forma mais rápida e precisa, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas.
Nossas ferramentas permitem o acompanhamento em tempo real dos indicadores de desempenho, emissões de carbono, a identificação de áreas de melhoria e a elaboração de relatórios precisos e transparentes.
Promoção da inovação e adaptação às mudanças do mercado
Por fim, as formações em ESG e o uso de ferramentas tecnológicas também promovem a inovação e a adaptação às mudanças do mercado afinal a sustentabilidade deixou de ser apenas uma preocupação ambiental e social, tornando-se um fator competitivo.
Para concluir, ficou claro que empresas que se utilizam de produtos e serviços de sustentabilidade e inovação, se posicionam a frente de sua concorrência e ainda se adequão aos padrões de reportes demandados do mercado, como o GRI (Global Reporting Iniciative) e CDP (Carbon Disclosure Project).